Existe uma dúvida entre as definições de agente imobiliário e corretor de imóveis: afinal, são a mesma coisa?
O mercado imobiliário disponibiliza diversas áreas de atuação, e muitas vezes é preciso especificar quais são e como funcionam dentro do dia a dia. Esses setores podem apresentar funções e significados diferentes, porém, estão interligados na construção do avanço dessa área empresarial.
Todas as técnicas e vivências de um corretor de imóveis agregam no impulsionamento de vendas, e consequentemente com o crescimento da rentabilidade do mercado imobiliário. Mas esse não é o único profissional que integra o setor.
Nesse artigo, irei explicar as diferenças entre agente e consultor imobiliário, como essas profissões convergem e apresentam características diferentes das de um corretor de imóveis. Quer conhecer melhor os termos e entender qual se adequa ao seu perfil profissional? Vamos nessa.
Agente imobiliário ou Corretor de imóveis: Existe diferença entre eles?
Quando se busca na internet por termos como: agente imobiliário, consultor de imóveis e consultor de imóveis, você acaba sendo encaminhado para uma perspectiva de que todos representam a mesma profissão. Estou aqui para explicar que essas denominações não possuem o mesmo significado e quais são exatamente as suas funções no mercado imobiliário.
Um agente imobiliário é responsável pela mediação da divulgação de um imóvel e intermedia as interações entre o vendedor e o comprador desse. Parece familiar, lembrando o trabalho feito pelo corretor, certo? Não realmente.
O corretor tem a responsabilidade de identificar os empreendimentos e propriedades para através de leads gerar o início de uma captação de clientes. Ambos precisam se especializar dentro de suas funções e obter o credenciamento do CRECI em seus respectivos estados de atuação.
Irei definir mais especificamente como esses termos se distanciam e convergem dentro do mercado imobiliário.
O que um é um agente imobiliário?
O agente imobiliário desenvolve a gestão de compra e venda de um imóvel, isso significa que esse profissional está autorizado a participar e proporcionar uma negociação imobiliária. As funções diárias desses são:
- Recolher informações
- Estabelecer valores
- Encaminhar opções
- Auxiliar o cliente
Esse profissional aconselha clientes, planeja vendas, gerencia uma lista de contatos e fornece conhecimentos sobre o mercado imobiliário. Sendo assim, o agente imobiliário auxilia o comprador a encontrar imóveis que correspondam às suas expectativas de busca.
Esse profissional deve ter uma capacidade de avalição e pontuação das características positivas e negativas das propriedades para proporcionar uma cartela de opções vantajosas para o perfil de cada cliente.
Mas, qual é a diferença entre ele e um corretor?
O que um corretor de imóveis faz?
A função do corretor de imóveis também é intermediar negociações de compra, venda, locação e até mesmo permutas sobre as propriedades. Entretanto, como esse profissional fica responsável pela parte mais estratégica das atuações no mercado imobiliário.
Um corretor deve se atentar mais sobre fatores regionais, comunicação com o público-alvo e dispor de um script de vendas preparado para fornecer todas as respostas sobre dúvidas e questionamentos que um cliente pode apresentar.
A comunicação entre o corretor e o cliente é mais específica, gerando uma experiência positiva para este e gerando uma fidelização a partir dessas interações. O profissional deve estar sempre presente como suporte para acompanhar e esclarecer questionamentos, assim como atualizar sobre informações e participar ativamente de todo o processo jurídico de transações imobiliárias.
Para além disso, gerencia e identifica as propriedades fornecendo as melhores informações para cada perfil de lead. Esse profissional detém conhecimento sobre o mercado imobiliário e sobre cada parte da jornada de vendas, possibilitando uma negociação personalizada e muito mais assertiva.
O que um corretor de imóveis pode fazer?
Com tantos interesses e aberturas, o corretor de imóveis não precisa ater-se apenas ao atendimento e captação de clientes. Há diversas áreas dentro do mercado imobiliário em que ele pode atuar.
Entre as possibilidades de atuação de um corretor estão:
- Captar imóveis
- Controlar carteiras imobiliárias
- Administrar condomínios
- Providenciar a documentação
- Avaliar imóveis
- Trabalhar em construtoras ou imobiliárias
As opções são diversas e a autonomia gerada pelos aprendizados do dia a dia podem fazer com que esse profissional atue como correspondente imobiliário em financiamentos ou mesmo atuar no mercado internacional. Quando o corretor se especializa em investimentos imobiliários, pode assessorar compras de estrangeiros no mercado brasileiro.
Percebe como ambas as profissões estão interligadas, porém dispõem de características próprias? Para exercê-las com excelência precisa-se de muito estudo e determinação, além de definir qual profissional você quer ser e qual a marca que irá deixar em seus atendimentos.
Agora, vou apresentar o outro conceito que se interliga aos que acabei explicar. Vamos nessa?
Consultor imobiliário X Corretor de imóveis
Uma das dúvidas que surgiram com o crescimento do mercado foi, como um consultor imobiliário se diferencia de um corretor de imóveis? Em primeiro lugar, um consultor imobiliário não precisa necessariamente obter um CRECI para atuar em sua área, diferente do corretor de imóveis.
As profissões podem ser parecidas, mas contém algumas diferenças em suas execuções e regras tanto de profissionalização, quanto no pagamento pelos serviços prestados. Como apresentei anteriormente, ser corretor possuí uma série de regras e ramificações de áreas de atuação, o consultor não pode se inserir nesses setores, a menos que se especialize e obtenha certificação e credenciamento.
Em segundo lugar, já sabemos que o corretor é comissionado e recebe por realização de venda, e essa é a principal diferença entre esse serviço e o de consultoria imobiliária. O consultor pode receber tanto por orientação, quanto pode receber comissão pelos resultados gerados por essas consultorias, e até mesmo pode dispor de um salário fixo se houver um contrato estabelecido.
O que é um consultor imobiliário?
Já apresentei algumas diferenças, mas é preciso conhecer um pouco mais sobre o trabalho de consultoria imobiliária para que você possa diferenciar um consultor de um corretor. Todas as empresas possuem especialistas nas mais diversas áreas que a constrói, correto?
No mercado imobiliário há um profissional especializado para atuar na área de ações, fundos e rentabilidade, para que os investidores do setor de imóveis sejam bem assessorados e invistam nas opções que geraram mais lucros. É nisso que os consultores imobiliários atuam.
Esse tipo de profissional está em constante interação com o mercado, pois uma informação pode impactar – negativamente ou positivamente – em sua consultoria e na vida financeira de seu cliente. Portanto, ele deve estar diariamente atento a:
- Oscilações de taxas básicas de juros
- Alta ou queda do dólar
- Alterações econômicas do mercado
- Notícias políticas
- Surgimento de investimentos de construtoras consolidadas
O consultor otimiza essas informações e interpreta os impactos que esses dados causam no mercado financeiro e imobiliário. Após analisá-los, ele irá orientar investidores, incorporadoras, construtoras e imobiliárias sobre qual o melhor investimento a ser feito e se é a hora certa para fazê-lo.
O perfil dos clientes que investem no ramo imobiliário vai desde grandes empresas com o intuito de comprar terrenos enormes para seus empreendimentos até construtoras que planejam e constroem casas sustentáveis. É o consultor que avalia quais as oportunidades e localizações que melhor atendem cada demanda.
Portanto, economistas, arquitetos e empresários da construção civil atuam como consultores imobiliários, trazendo suas experiências e conhecimentos para a indústria 4.0 e agregam na evolução do mercado.
O corretor pode ser consultor?
Se profissionais de outras especialidades podem prestar consultorias, um corretor pode se tornar consultor? É claro.
O corretor possuí vivência de mercado e conhece o funcionamento dele, a experiência prévia agrega muito na prestação de uma consultoria. Entretanto, esse profissional deve aprimorar os seus conhecimentos, entendendo por exemplo sobre:
- Arquitetura de imóveis
- Design de interior
- Equipamentos embutidos
Essas características podem valorizar ou desvalorizar a propriedade e contribuem para que o consultor possa guiar o cliente em um investimento financeiro lucrativo. Compreender esses aspectos é demonstrar ao investidor que você está preocupado com o negócio e que entende exatamente do que está falando, isso passa confiança e empatia.
Analisar as necessidades do cliente é o ponto principal para obter sucesso no ramo de consultoria, sabendo se ele deseja construir um prédio empresarial ou um residencial confortável encaminha o consultor na escolha dos locais que irá apresentar.
Entendendo o que deve buscar, você precisa conversar com pessoas, ler sobre as definições e apelos de cada empreendimento e se informar sobre a região que se adequa às características deles.
Com as informações reunidas, o consultor precisará analisar e identificar os mais diversos cenários que podem impactar no investimento. Por isso ele fará:
- Análise de estatísticas
- Apresentação de loteamentos ou imóveis
- Averiguação dos contratos
Isso possibilita ao consultor uma apresentação completa sobre as opções e adequação dos interesses das partes envolvidas. Esse profissional não media as interações entre vendedores e compradores, mas é importantíssimo para ajustar os interesses de ambos e levar o seu cliente a fechar um negócio que irá favorecê-lo financeiramente.
É importante ressaltar que as habilidades de negociação dos corretores podem colaborar muito nessa área de atuação, fora todo o aprendizado em comunicação e alinhamento entre o perfil do cliente e as ofertas presentes no mercado.
O que você aprendeu até aqui
É o responsável por mediar processos de venda e locação de imóveis, atuando como comunicador entre as partes envolvidas nessa etapa. Portanto, esse profissional intermedia as interações e disponibiliza atendimento e auxílio na tomada de decisões.
Esse profissional orienta o cliente em direção aos investimentos que se adequam ao seu perfil e suprem as necessidades de seus empreendimentos. A consultoria fornece informações, verifica os valores de mercado, apresenta detalhes e trabalha estratégias para que o cliente consiga fazer um bom negócio.
Depende do tipo de contratação. Ele pode receber comissão por sucesso de investimentos ou mesmo receber por cada consultoria prestada, mas também pode ter um contrato empresarial que assegure o salário mensal e sua prestação de serviços para uma determinada empresa.
O piso salaria desse tipo de serviço é estabelecido em R$ 1.919, 00 e o seu teto chega até R$ 3.924, 57. É importante ressaltar que eles podem ser comissionados e os valores variam de acordo com o contrato e o tipo de investimento realizado.